Em Chaparral, cada jogador representa um investidor no velho oeste americano, em busca de fortuna, prestígio e prosperidade.

 

Doze personagens estão representados no tabuleiro do jogo e permitem aos jogadores realizar diversas ações: recepcionar a Diligência, comprar e obter lucros com negócios e fazendas, negociar no mercado, minerar, contratar cowboys e colonos, construir a ferrovia, etc.

 

Planejando cuidadosamente suas ações, os jogadores conquistam cartas de objetivos. Assim, quem alcança primeiro um certo número de objetivos, dispara o fim do jogo e pode estar apto a vencer a partida.

 

Porém, os objetivos são limitados e além disso, eventos inesperados e a presença de apaches, deslocados de seu habitat natural pela chegada do homem branco, poderão exigir mudanças de estratégia durante o curso do jogo!

 

Categoria:

Estratégia / faroeste / jogo ao estilo europeu

 

Mecânica principal: Alocação de trabalhadores

 

Clique aqui e faça o download do manual de regras em pdf

Confira mais imagens, resenhas e gameplays do Chaparral na página Ludopédia.

 

Em Chaparral – A Expansão pelo Oeste, os jogadores encontram uma série de elementos que irão aumentar a estratégia do jogo. Quatro novos personagens, Governador, Reverendo, Professora e Agente Funerário, se relacionam com os doze personagens originais e otimizam suas ações criando uma série de “combos” interessantes. Minerador e Chefe Ferroviário ganham novas funções. Além disso, o recurso madeira, a estação da ferrovia, cartas de construções e oito novos objetivos, ajudam a enriquecer a experiência do jogo deixando-o mais divertido e estratégico.

Chaparral expansão

Clique aqui e faça o download do manual de regras em pdf